Na aula de hoje, iniciámos a unidade acerca do texto, mais um tema abordado na disciplina de Aplicações Informáticas!!
Um padrão de codificação de caracteres retrata o relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de números ou pulsos elétricos, por exemplo. Este padrão tem como objetivo facilitar o armazenamento de texto por computadores e a transmissão deste através de redes informáticas. Exemplos comuns desta técnica são: os códigos ASCII e UNICODE, que iremos explicar em que consistem de seguida.
- Código ASCII:
O acrónimo surgiu do inglês American Standard Code Information Interchange, o que significa código padrão de troca de informação americana. Surgiu devido à necessidade de criar um padrão que fosse utilizado por todos os computadores para que estes pudessem trocar informações. A tabela ASCII utiliza conjuntos de 7 bits para representar 128 carateres, muitos deles adequados apenas à
língua inglesa, por ter sido desenvolvida nos Estados Unidos. A tabela de códigos ASCII:
- Código UNICODE:
Unicode é um padrão adotado mundialmente, constituído por cerca de 107 mil caracteres, incluindo símbolos de pontuação e técnicos e, ainda, outros caracteres que podem ser utilizados em texto escrito que possibilitam a representação de todas as linguagens escritas em computador. A tabela UNICODE utiliza conjuntos até 4 bytes (32 bits) para representar para representar os 107 mil caracteres.
Utilizando um conversor de texto em código ASCII, escrevemos o nosso nome, e aqui está o resultado!!
Utilizámos, ainda, um conversor de imagem em código ASCII e aqui está o resultado:
Façam o vosso aqui!!
Até à próxima, Pintainhos!! ❤🐤
Webgrafia
Sem comentários:
Enviar um comentário