Bom dia, Pintainhos!
Como já vos dissemos, este período vamos abordar a programação. Assim, para que possam também aprender connosco, vamos esclarecer alguns conceitos e ideias essenciais à introdução deste tema. Esperamos que se interessem tanto como nós e se tiverem alguma dúvida podem deixar nos comentários.
Antes de mais, é essencial explicar o que é a Programação Informática. Podemos defini-la como o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação, ou seja, corresponde ao processo de escrita, testes e manutenção de programas de um computador. A Programação tem por base uma linguagem própria, um método padronizado que permite comunicar instruções específicas para um computador, um dispositivo móvel ou qualquer outro equipamento que possibilite a sua execução. Dentro da linguagem de programação, existe a de alto nível, ou seja, uma linguagem com forte abstração dos detalhes do computador, tornando-a mais próxima da linguagem humana; e a de baixo nível, isto é, mais próxima do hardware e do nível máquina, pois apresenta pouca abstração da arquitetura do conjunto de instruções de um computador.
Dentro deste contexto, temos ainda o algoritmo e o programa. O algoritmo consiste no conjunto ou sequência de instruções de operações devidamente organizadas e orientadas para a resolução de um determinado problema ou para alcançar determinados objetivos. Este pode ser escrito com o auxílio de fluxogramas e pseudocódigos. O programa corresponde à tradução do algoritmo, codificado numa linguagem de programação, para instruções capazes de serem expressas e executadas em computador.
Por fim, não poderíamos falar sobre programação se Ada Lovelace não tivesse existido, pois esta é considerada a mãe da programação. Ada Lovelace é, hoje, reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage. Assim, esta é responsável pelo desenvolvimento dos algoritmos que permitiram à maquina computar os valores de funções matemáticas e também pela publicação de uma coleção de notas sobre a máquina analítica.
|
Ada Lovelace |
Esperamos que tenham aprendido tanto como nós!
Até à próxima, Pintainhos! ❤🐤